top of page
Uai, turista, escreve um poema sobre Ouro Preto! (1).png

Patrimônio trans(bordado) em poesia

Patrimônio trans(bordado) em poesia é um projeto cultural que visa celebrar ocentenário da visita dos modernistas a OuroPreto, ocorrida na Semana Santa de 1924. O objetivo é integrar a poesia, o artesanato,as artes visuais, o teatro e a música comomeios de elucidar a importância destainiciativa para salvaguardar o patrimôniocultural brasileiro, além de comemorar os 10 anos do coletivo Transvê Poesias.

Pretendemos realizar a integração de artes que dialoguem com o patrimônio cultural de Ouro Preto a partir da visão dos moradores, turistas, poetas, artistas plásticos, atores, músicos e artesãos. O objetivo é reunir as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal, turistas, poetas residentes em Ouro Preto para elaboração de uma obra literário digital e física para a coletânea “Ouro Preto: patrimônio e percepções poéticas”. A publicação contará com 100 poemas de alunos, cinquenta de poetas ouro-pretanos e 50 de turistas, totalizando 200 poemas. A obra será compartilhada para todas as escolas da cidade, incluindo instituições privadas de ensino.
 

As atividades serão iniciadas com as chamadas para a publicação “Ouro Preto: patrimônio e percepções poéticas”, direcionada a poetas da cidade e “Uai, turista, escreve um poema sobre Ouro Preto” para os turistas. A mobilização também será conduzida em 10 escolas públicas da cidade, incluindo a zona rural, estimulando a escrita de poemas sobre o patrimônio e a paisagem cultural de Ouro Preto entre os estudantes.

REALIZAÇÃO

pmop-logo.png
Logo Oficial - Transvê Poesias.png
cultura_e_turismo_jpeg__3_-removebg-preview.png
Logomarca Gescult.png
bottom of page